top of page
Foto do escritorVinícius Dias

Uma das minhas técnicas preferidas: HARMÔNICOS ARTIFICIAS!



Os harmônicos artificiais chamam a atenção de qualquer um. Esse é um dos recursos mais famosos nos solos de guitarra e, por isso, nesse post vamos trazer dicas para você conseguir executar bem essa técnica.


A compreensão do harmônico artificial não é difícil, mas essa não é a primeira técnica que você deve procurar aprender. Se você está no início da sua trajetória no estudo das técnicas de guitarra e busca um apoio de perto para seus estudos, venha fazer parte do #TimeViniciusDias e aprimore ainda mais suas habilidades tendo aulas particulares comigo. Os alunos do #TimeViniciusDias possuem acesso a um material exclusivo INCRÍVEL sobre harmônicos artificiais com vídeos, áudios e backing tracks para treinar.


Porém, se você já estuda há um tempo, tenha paciência e dedicação que você vai conseguir!


Antes de continuar com a leitura assista o vídeo:


Dê preferência por iniciar o estudo dos harmônicos artificiais nas cordas mais graves e com distorção, assim você conseguirá perceber melhor os efeitos.


Além de saber como fazer o harmônico artificial (não deixe de ver o vídeo acima), é preciso entender que cada corda tem sua nota específica, ou seja, cada uma delas tem uma frequência específica. Para encontrar os harmônicos, você deve dividir a corda em tamanhos iguais específicos. Ao atacar a corda em cada divisão específica, você terá diferentes sons.


A maioria das pessoas relata dificuldade para dominar essa técnica devido à necessidade de ter precisão na hora fazer o “ataque” na corda no lugar certo. Para conseguir atingir essa precisão, é preciso calma e prática. Vá mudando de corda e posição de ataques e observe qual efeito cada uma das mudanças cria no seu som.


Um ótimo exercício é treinar apenas com uma frase de um solo tentando acertar o harmônico até a exaustão. Quando a sua taxa de acerto estiver superior a 90% é sinal que você evoluiu e não precisará mais desse treino.


É importante observar também que os harmônicos são específicos de cada instrumento, isso é, mudam de guitarra para guitarra. Isso porque cada guitarra possui um tamanho de escala e comprimento de braço.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como COMEÇAR a melhorar seus solos de guitarra

Mergulhar no mundo da música é, muitas vezes, um processo gradativo de aprendizado e descoberta. Iniciamos compreendendo “o que tocar”,...

Comentários


bottom of page