top of page

Como Configurar o Voice Meeter Potato

Muitos de vocês que dão ou fazem aulas de guitarra online têm me perguntado sobre como compartilhar áudios e vídeos do computador durante as chamadas. Hoje, vou mostrar para vocês como configurar o Voice Meeter Potato para melhorar suas chamadas e aulas de guitarra online.



O QUE É O VOICE MEETER POTATO?


Voice Meeter (versão Potato) é um software incrível que age como uma 'mesa de som' virtual no seu Windows. Ele permite que você combine todas as entradas (e também saídas) de áudio do seu computador e as redirecione para uma saída virtual. Para essa mesma saída que foi criada também é gerada uma entrada virtual correspondente para usar no Skype, Meet e outros softwares de chamada.


Entenda melhor:



PASSO-A-PASSO DA CONFIGURAÇÃO DO VOICE MEETER POTATO


1. O link para baixar e instalar o Voice Meeter Potato está aqui:


2. Uma vez instalado, abra o programa e você verá uma interface cheia de controles assim:


3. Comece selecionando as suas entradas de áudio, como microfones e instrumentos, nas seções correspondentes do programa:


4. Agora, o truque é direcionar essas entradas para as saídas virtuais. As saídas virtuais estão localizadas no canto inferior direito da tela, mas para redirecionar cada uma das entradas que você configurou você deverá ativar “B1, B2 ou B3” em cada uma delas. Para fazer esse redirecionamento ative o B1 na entrada da guitarra e da sua voz, veja:

IMPORTANTE: Certifique-se que quando você falar ou tocar algo o volume referente a cada uma das entradas e também a do “B1” no canto inferior direito vão se movimentar.



5. Se estiver tudo certo, vamos em frente… Agora você vai aprender a compartilhar um áudio que está tocando no seu computador também. Quando você abre um software de áudio ou vídeo ele aparece em alguma dessas três posições aqui:

No meu caso, o GOM Player apareceu na coluna do meio, "VoicMeeter Aux".


6. Agora, na parte debaixo você também vai ativar a opção B1 para direcionar esse áudio para a saída virtual B1.


IMPORTANTE: Se você perceber que o volume da saída B1 está se mexendo também quando dá play no áudio, tudo certo! Você fez tudo direitinho.


7. Agora, no seu software de chamada (Skype, Meet, Zoom e etc), vá até as configurações de áudio e selecione a entrada virtual “Voice Meeter Output (VB-Audio VoiceMeeter VAIO)” como sua entrada de áudio (micrfone) e escolha outra opção para a saída de áudio(ou viva-voz):

IMPORTANTE: Após isso, teste com alguém ou usando mecanismos de testes próprios das plataformas.



RESOLVENDO ALGUNS PROBLEMAS


Antes de você procurar quaisquer soluções a respeito de falhas que possam estar acontecendo ou então de configuração certifique-se que os seus drivers estão todos instalados corretamente. Avalie o drive da sua pedaleira, da sua interface e da sua webcam.


Quem usa interfaces de áudio (como a Behringher UM-2, Focusrite 2i2, Presonus Studio 24c, entre outras) ainda precisa separar os canais dela para usar cada um de forma separada. Para isso, basta abrir as configurações do Voice Meeter e se guiar por essa imagem abaixo:


E, por fim, mas não menos importante, cuidado para não deixar o Skype na mesma saída que você está direcionando para a saída virtual, você pode ter problemas de feedback durante a sua chamada. Para resolver isso vá nas configurações de áudio do Windows, acesse o mixer de áudio e sempre indique para o áudio do Skype sair em outro lugar.


Eu uso essa configuração para compartilhar o áudio do meu metrônomo, minha guitarra e até mesmo músicas que estou tocando para os alunos. O legal é que eles ouvem tudo com muita clareza!


Pode levar um tempo até você se familiarizar completamente com o Voice Meeter, mas prometo que vale a pena! E se você encontrar qualquer dificuldade, é só entrar em contato comigo. Venha fazer parte do nosso #TimeViniciusDias e vamos juntos elevar seu conhecimento a outro nível!

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quer saber se você estagnou?

Aprender algo novo pode ser uma das experiências mais enriquecedoras e desafiadoras que podemos ter. Com o passar do tempo é normal notar...

Comments


bottom of page