Aprender algo novo pode ser uma das experiências mais enriquecedoras e desafiadoras que podemos ter. Com o passar do tempo é normal notar uma desaceleração na curva de aprendizado devido à dificuldade dos novos assuntos e estudos.
Com isso, como saber se você ainda está evoluindo ou estagnou?
A resposta para a pergunta anterior é: avalie seus sentimentos.
CURIOSIDADE
A curiosidade é um dos primeiros sentimentos que podem surgir em alguém que está começando a aprender a tocar guitarra. É natural que haja uma vontade de saber mais sobre o instrumento e os diferentes gêneros musicais que podem ser tocados na guitarra. Essa curiosidade é o que nos leva a pesquisas na internet, ter interesse em leitura de livros específicos e conversas com outros músicos.
Você ainda tem a mesma curiosidade que tinha quando começou a tocar?
ENTUSIASMO
O entusiasmo também é um sentimento muito presente naqueles que estão começando a tocar guitarra. A sensação de tocar o primeiro riff ou acorde com sucesso pode ser extremamente gratificante e motivadora. A cada nova conquista, a sensação de estar progredindo e ficando mais próximo de tocar uma música completa pode aumentar ainda mais a empolgação.
Você ainda sente a mesma felicidade que sentia quando conseguiu tocar sua primeira música?
FRUSTRAÇÃO
Nem sempre tudo são flores. A frustração é um sentimento que pode aparecer ao longo da trajetória. Você se lembra quando os dedos começaram a doer de tanto tocar, ou quando não conseguia tocar uma música da forma como se imaginava? Esse é um momento em que a perseverança é fundamental para seguir em frente e continuar praticando.
Você ainda se frustra por não conseguir tocar tudo que quer?
CONFUSÃO
A confusão é outro sentimento que surge ao se deparar com um novo conceito, técnica ou acorde que parece difícil de entender ou executar. É importante lembrar que esses momentos de confusão são naturais e fazem parte do processo de aprendizado.
Você ainda fica confuso com as informações sobre o que está aprendendo?
SATISFAÇÃO
A satisfação é um sentimento muito gratificante quando finalmente conseguimos tocar a música que estamos treinando completa e bem executada, ou ao receber elogios de amigos e familiares pela evolução.
Esses momentos de satisfação, são constantes para você?
Sentir tudo isso que falamos aqui é um bom sinal! Significa que você está aprendendo e não se encontra estagnado. É importante lembrar também que o aprendizado não é uma linha reta e que haverá altos e baixos. Porém, com dedicação e perseverança, é possível alcançar grandes conquistas.
Comentarios