Muitos guitarristas começam a estudar escalas de guitarra aprendendo os shapes de escalas antes de conhecer as notas no braço da guitarra. No entanto, eu acredito que é fundamental que todos conheçam as notas no braço da guitarra antes de memorizar os shapes de escala e agora vou falar pra você meus motivos...
SÓ EXISTEM VANTAGENS EM SABER AS NOTAS NO BRAÇO DA GUITARRA
Na verdade, saber as notas no braço não deve anteceder o estudo de escalas. Eu sempre sugiro que os alunos do #TimeViniciusDias comeem a aprender as notas ainda no estágio inicial do estudo prático com a guitarra. Com um pouco de teoria (conhecimento básicos sobre intervalos) você já é capaz de identificar qualquer nota no braço do instrumento.
Ao dominar a localização das notas no braço da guitarra, você se torna um guitarrista mais versátil e capaz. Isso permitirá que você possa tocar músicas mais complexas com mais facilidade, vai melhorar a sua cognição e também vai melhorar muito a sua percepção musical pois, além do som, você vai raciocinar os conceitos musicais juntos.
E o ponto para justificar tal necessidade é mais básico ainda: se você toca um instrumento que é usado para criar melodias e harmonias, como você não vai dominas as notas musicais?
Quando você conhece as notas, você pode identificar acordes mais facilmente, tirar melodias musicais mais facilmente e até mesmo transpor acordes e escalas para diferentes tonalidades com mais facilidade. Tarefas que parecem difíceis, não é? Mas isso vai fazer com que você esteja no caminho para alcançar esses objetivos.
VOCÊ VAI SER MAIS CRIATIVO QUANDO SOUBER AS NOTAS MUSICAIS
Se tratando de guitarra, quando você entende a relação entre as notas e os acordes, você consegue criar progressões harmônicas únicas e interessantes que podem servir como base para as sua músicas e/ou improvisos.
O raciocínio aqui é simples: conhecer as notas no braço da guitarra vai te ajudar a improvisar com mais precisão e confiança. Isso porque quando você sabe exatamente onde cada nota está localizada (de maneira visual e sonora) pode escolher notas que se encaixam perfeitamente na música que está tocando.
Eu sempre faço um paralelo com os meus alunos explicando que, na maioria das vezes, pianistas são mais criativos do que guitarristas porque eles são incentivados desde o início a pensar e trabalhar com o som das notas e não com as referências visuais apenas.
E se você tem dúvidas dessa afirmação anterior basta pensar que a guitarra cada vez mais tem desenvolvido uma linguagem semelhante a de instrumentos como o piano nos últimos anos. É assim que músicos como Mateus Assato, Ichika Nito e Tim Henson conseguem inspirações para tocar e fazer linhas de guitarra incríveis.
COMPREENSÃO UNIVERSAL DA MÚSICA DEVE VIR ANTES DO INSTRUMENTO
Há bons anos as pessoas tem direcionado sua atenção para um lado mais técnico, as pessoas se preocupam apenas em "fazer" ao invés de se preocuparem em "como fazer".
Não existe problema nenhum ter uma visão completamente prática e objetiva dos assuntos musicais - até porque são práticos mesmo -, mas entender os conceitos universais da música são fundamentais para te ajudar a compreender tudo.
Ao estudar intervalos, por exemplo, como você vai encontrar cada distância entre as notas? Você só vai entender essa distância andando horizontalmente em cada corda? Certamente não! Você deve saber encontrar qualquer intervalo em todas as cordas e até mesmo conseguir pensar esses intervalos (sempre aliados com a prática) e em qualquer região do braço da guitarra.
Outro exemplo seria pensar em como você vai começar a montar os acordes que aprende quando estuda sobre formação de acordes. Você vai depender de diagramas de acordes para o resto da vida? Fica aí o questionamento!
Um resumo de tudo isso seria dizer que sem saber as notas musicais você não vai muito longe. Mais cedo ou mais tarde sua evolução vai travar e aí você vai me procurar pedindo ajuda para evoluir e solucionar suas principais dúvidas.
Sua sorte é que eu sei fazer isso bem e estou sempre a disposição!
Confira os planos de mentoria e aulas mensais e venha fazer parte do #TimeViniciusDias!
Комментарии