Muitos alunos me perguntam sobre o que é preciso saber para tocar sem olhar cifra e eu tenho certeza que esse é um grande desafio para muitos músicos iniciantes.
Isso porque é comum que, no início, o músico se apegue muito ao material de estudo e se esqueça que música não se trata apenas de acertar o acorde correto na hora correta. Para você conseguir tocar bem é necessário colocar toda a sua atenção na execução da música.
Para ajudar nisso existem alguns aspectos que, quando dominados, podem ajudar. Mais do que apenas decorar cifras, um bom músico tem que ser criativo e ter a capacidade de explorar as possibilidades que seu instrumento oferece.
Intervalos
Uma das habilidades mais importantes no início das suas práticas é dominar e saber onde estão as notas no braço da guitarra. Após adquirir essa habilidade, você pode começar os estudos de intervalos.
Saber o que é intervalo é conseguir mensurar a distância sonora entre uma nota e outra. Em termos mais técnicos, o intervalo é a distância de altura entre duas notas. Se você pensar na escala diatônica de dó (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si), existe uma distância entre dó e ré, certo? Essa diferença de altura é chamada de intervalo e essa distância é medida em tons e semitons.
Pegue seu violão ou guitarra e brinque um pouco com os intervalos para perceber como eles podem ser explorados e aos poucos você vai perceber que ao tocar um intervalo você vai lembrar de músicas que utilizam dessa sonoridade, como o Hino Nacional Brasileiro que bem no início toca as notas Dó e Fá em sequência.
Escalas e campo harmônico
Alguns estilos musicais possuem escalas mais comuns. O rock, por exemplo, é geralmente tocado em escala menor e uma vez que você conhece a sonoridade da escala menor isso te permite conseguir saber quais intervalos você deverá tocar na sequência (com conhecimento prévio da música, claro).
Tocar sem o uso da cifra depois que você domina as escalas e o campo harmônico fica mais fácil, já que sabendo em qual escala tocar, você diminui o número de notas possíveis para apenas as 7 notas daquela escala em questão.
E uma vez que você dominar as escalas, será possível trabalhar com o campo harmônico. Basicamente, para explorar um campo harmônico você irá utilizar as notas de uma escala e trabalhar com elas de forma harmônica, tocando mais de uma nota e, assim, formando os acordes.
Se você começar a estudar todos esses assuntos mencionados aqui seu caminho até conseguir tocar sem cifras será encurtado, eu posso garantir!
Infelizmente, em um texto só não é possível traçar todo caminho que um aluno deve seguir até alcançar esse objetivo, até porque isso varia muito de pessoa para pessoa, mas se você quer aprofundar ainda mais seus estudos, existem alguns materiais exclusivos já produzidos para os meus alunos que vão te ajudar muito a desenvolver suas habilidades. Venha fazer parte do #TimeViniciusDias e aprender ainda mais comigo!
Comentários